Aula de campo do componente curricular ICIA25

Os discentes dos componentes curriculares ICIA25 - Ação Cultural e Educacional em Arquivos e ICIA24 - Arquivo, Memória e Sociedade do curso de graduação em Arquivologia, realizaram no mês de junho, uma aula de campo na comunidade Quilombola Santiago do Iguape, situada no Recôncavo baiano. Como desdobramento da visita, os discentes do componente ICIA25, produziram um documento audiovisual que retrata alguns momentos da visita de campo e organizaram uma Roda de diálogo intitulada: “Nas veredas da nossa história: quilombo, memória e resistência”.

Por meio do debate promovido pela turma, foi possível expor as suas percepções, sentimentos e reconhecimento sobre o valor dos saberes ancestrais que permeiam o cotidiano de uma comunidade Quilombola e sua importância para a preservação da história da cultura Afro-brasileira. Para integrar a Arte como elemento fundamental da Ação Cultural, a discente Juliane Cruz, montou a exposição “Retratos de Santiago do Iguape”, o discente do Bacharelado Interdisciplinar em Artes Lucas Challenge, criou um desenho artístico retratando o circuito da visita de campo e a discente Laila Santos criou um poema que embalou o roteiro do documento audiovisual construído pela turma.

Confira aqui o documento audiovisual produzido pelos discentes.

 

Os discentes dos componentes curriculares ICIA25 - Ação Cultural e Educacional em Arquivos e ICIA24 - Arquivo, Memória e Sociedade do curso de graduação em Arquivologia, realizaram no mês de junho, uma aula de campo na comunidade Quilombola Santiago do Iguape, situada no Recôncavo baiano. Como desdobramento da visita, os discentes do componente ICIA25, produziram um documento audiovisual que retrata alguns momentos da visita de campo e organizaram uma Roda de diálogo intitulada: “Nas veredas da nossa história: quilombo, memória e resistência”.