Orientação

Orientação Acadêmica

 

A orientação acadêmica tem como objetivo contribuir para a integração dos estudantes à vida universitária, contemplando aspectos pedagógicos, itinerário curricular, informações sobre políticas e normas da Universidade, assistência estudantil, participação em projetos e eventos, realização de estágios e aconselhamento acadêmico-profissional. (Art. 138. REGPG/UFBA)

 

As atividades de orientação acadêmica serão executadas por professores(as) orientadores(as}) ligados ao curso/programa ao qual o estudante esteja vinculado. (Art. 139. REGPG/UFBA).

 


Procedimento para solicitar orientação acadêmica

 

Contate seu/sua orientador(a) acadêmico por e-mail para agendar data e horário de atendimento; compareça para orientação, levando seu histórico escolar atualizado e cópia do fluxograma, disponível na página do curso.




ANO DE INGRESSO

ORIENTADORES(as) ACADÊMICOS

E-MAIL

2018 Diurno/Noturno

Profa. Ana Claudia M. de Sousa

ana.violista@gmail.com

2019 Diurno/Noturno

Profa. Jaires Oliveira Santos

jaires.oliveira@ufba.br

2020 Diurno/Noturno

Profa. Leyde Klebia Rodrigues da Silva

leyde.klebia@ufba.br

2021 Diurno/Noturno

Profa. Carolina de Souza Santana

carol.santana@ufba.br 

2022 Diurno/Noturno

Profa. Mabel Meira Mota

mabel.mota@ufba.br

2023 Diurno/Noturno

Profa. Ivana Severino

ivana.severino@ufba.br 

2024 Diurno/Noturno Prof. Sérgio Franklin Ribeiro da Silva

srfranklin@gmail.com

 


Estágio Supervisionado Obrigatório

 

A vivência profissional se dará através dos estágios e da prestação de serviços, na qual o princípio de autonomia do discente deve ser respeitado, sendo considerado um elemento importante para sua formação. Os componentes curriculares obrigatórios referentes à Estágio poderão ser realizados em instituições (públicas ou privadas) onde haja acervos arquivísticos, tais como: arquivos, centros de documentação e informação ou centros de documentação e memória, coleções particulares (de famílias ou de pessoas). Assim, o estágio proporciona a vivência dos conteúdos teóricos apresentados em sala de aula, oferecendo ao discente a oportunidade de desenvolver suas competências, fazendo com que os mesmos se deparem com situações reais.

 

O estágio obrigatório dos(as) discentes do curso de Arquivologia da UFBA está normatizado através do Regulamento de Estágio do Curso de Graduação em Arquivologia da UFBA.

 


Atividades Complementares – AC

 

As Atividades Complementares obedecem ao Parecer CNE/CES 492/2001, Parecer CNE/CES 67/2003, Resolução No 2, de 18 de junho de 2007 e devem propiciar ao discente a liberdade para buscar outras opções que não estão determinadas no currículo, bem como incorporar outras atividades de seu interesse para favorecer a formação interdisciplinar.

 

As atividades complementares compreendem a integralização curricular do curso a partir de um mínimo de horas cumpridas a partir de experiências e vivências livremente escolhidas pelos discentes, exclusivamente realizadas ao longo da duração do curso, que podem ser oferecidas pela UFBA ou por outras instituições, com a finalidade de ampliar as possibilidades de aprendizagens teóricas e práticas, através do aproveitamento de estudos extracurriculares, tais como: pesquisas, extensão, inovação, programas especiais, cursos, treinamentos, atividades curriculares em comunidades (ACC), seminários, mesas redondas, palestras, conferências, oficinas, debates, jornadas, encontros, ateliês, exposições, produções técnicas e artísticas, laboratórios integrados, trabalhos de campo, e outros com características semelhantes.

 

Os participantes das Atividades Complementares terão suas atividades convertidas em carga horária curricular e avaliadas pelo Colegiado do Curso de acordo com Barema de Avaliação.

 


Trabalho de conclusão de curso – TCC

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Arquivologia tem suas diretrizes e normas de execução instituídas pela Resolução nº 03/2018, a qual estabelece que o Trabalho de Conclusão de Curso será ministrado em dois semestres, sendo: a) TCC I: com carga horária de 60 horas, objetivando a orientação para a construção do projeto de pesquisa ou início do projeto experimental, a ser apresentado e avaliado pelo (a) docente orientador(a); b) TCC II: com carga horária de 180 horas, dando continuidade ao trabalho anterior, fruto do TCC I, a ser apresentado e avaliado por uma Comissão Examinadora.

 

Compreende-se que o TCC tem caráter reflexivo e analítico e deve ser elaborado durante o período de realização do curso e apresentado em uma das seguintes formas: a) uma monografia resultante de projeto de pesquisa; b) um projeto experimental em Arquivologia; c) um artigo submetido à periódico científico.

 

Lista de docentes e temas para orientação do TCC: clique aqui.

 


Atividades Extensionistas (AX)

 

As atividades de extensão compõem 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil, e integram a matriz curricular do curso de Arquivologia e tem suas diretrizes e normas de execução instituídas pela Resolução do Consepe nº 02/2022 e 01/2022 dos Colegiados de Arquivologia diurno e noturno.

 

Define-se Atividades de Extensão Universitária para fins de inserção curricular aquelas que têm por princípio um processo formativo centrado no protagonismo estudantil, de caráter interdisciplinar, cultural, artístico, científico e tecnológico, integrando ensino, pesquisa e extensão, ampliando e viabilizando a relação dialógica e transformadora entre a UFBA e a sociedade.

 

As Atividades de Extensão podem ser realizadas pelo discente na UFBA ou em parceria com outras instituições de ensino superior, de modo que estimule a mobilidade interinstitucional de discentes e docentes, no período em que desenvolve a Graduação podem ser aproveitadas para fins de integralização curricular, mediante apresentação de certificado emitido pela IES em que foi realizada a atividade. Tais atividades podem ser coordenadas por docentes do quadro permanente ou técnicos de carreira de nível superior.

 

Nos cursos de Arquivologia da UFBA, para a curricularização da extensão adotou-se o modelo “Atividades”. Assim, os(as) discentes terão suas atividades convertidas em carga horária curricular e avaliadas pelo Colegiado do Curso de acordo com Barema de Avaliação.