Informações

Ato Autorizativo Do Curso: Aprovado pelo Conselho Acadêmico de Ensino em 10/04/1997 (nº 23066.015243/96-08).

Ano De Início Do Funcionamento Do Curso: 1998

Ato legal de reconhecimento ou renovação de reconhecimento: Portaria 279 de 20/04/2018

Modalidade de Curso: Bacharelado

Modalidade Educacional de Curso: Presencial

Grau Acadêmico: Bacharel em Arquivologia

Titulação Conferida: Arquivista

Carga Horária Total Do Curso: 2.415 horas (Grade 2023.1)

Duração Do Curso:

1) tempo regulamentar: oito (8) semestres, ou seja, quatro (4) anos;

2) tempo mínimo: quatro (4) anos

3) tempo médio: cinco (5) anos

4) tempo máximo: seis (6) anos.

 

Regime Acadêmico: Semestral.

Número de vagas oferecidas: 45 vagas para o turno integral e 45 vagas para o turno noturno, com ingresso anual. Sendo que 9 vagas (correspondentes a cada curso) são reservadas para o BI, conforme indicado pela Resolução nº 02 de 2008 do CONSEPE.

Condições de ingresso

De acordo com a Resolução nº 06/2014, de 24 de setembro de 2014 do Conselho Acadêmico de Ensino, o curso de Graduação em Arquivologia da UFBA selecionará os candidatos para o curso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação que, por sua vez, usa a nota do ENEM para selecionar os discentes.

Disponível em: https://ingresso.ufba.br/

Vagas residuais UFBA: processo seletivo destinado a alunos da própria UFBA (transferência interna de um curso para outro ou aluno que tenha tido sua matrícula cancelada), a alunos regulares de outras instituições de ensino superior, públicas ou particulares (transferência externa) e os portadores de diploma de nível superior que queiram fazer um curso de graduação na UFBA. O processo é desencadeado a partir da publicação de um Edital específico no qual constam todos os procedimentos, inclusive os relativos às inscrições.

Justificativa/ Perfil do Curso

A UFBA é responsável pela criação do primeiro Curso de Graduação em Arquivologia da região Nordeste, em 1997, a partir do Parecer 75/97 da Câmara de Ensino de Graduação (CEG), de 10 de abril de 1997. Mais tarde, buscando atender às demandas e ao perfil dos discentes, o curso foi ampliado para dois turnos. A instituição passa a contribuir com a formação de arquivistas, buscando potencializar sua aderência e ativa participação na resolução de problemas informacionais, a partir de competências e habilidades para atuar na gestão documental, na preservação de documentos permanentes, bem como no cumprimento da função social dos arquivos na sociedade brasileira.

O Curso de Graduação em Arquivologia, no âmbito da UFBA, a partir da reestruturação curricular de 2023, está organizado em cinco eixos temáticos, buscando garantir a visão global e crítica dos discentes, preparando-os desde os aspectos teóricos aos aspectos práticos da profissão, de acordo com as demandas das sociedades baiana, nordestina e brasileira. Destaca-se o Mercado de Trabalho na Região Nordeste, na Bahia e na Região Metropolitana de Salvador, que potencializa a motivação e preparação dos discentes a partir de suas competências e habilidades no que se refere ao planejamento, implementação e execução dos métodos arquivísticos nos mais diversos ambientes informacionais, em organizações e/ou instituições públicas e privadas, em arquivos familiares e pessoais, em lugares de memória dos diversos grupos sociais, assim como em contextos que produzam ou recebam documentos no decorrer de suas atividades.

O contexto universitário, plural, democrático e heterogêneo no respeito às diferenças, recepciona e acolhe, sobretudo a partir das últimas décadas, grupos de pessoas que cada vez mais reivindicam com legitimidade o seu direito ao ensino superior e a inserção com qualidade no mercado de trabalho. Este cenário tem provocado reflexões sobre as novas práticas, competências e habilidades para os docentes, que buscam assimilar o acesso democrático e a qualidade da formação dos discentes.

Diante disso, o Curso de Arquivologia da UFBA deverá estar consciente do seu lócus acadêmico de formação profissional e de produção, sistematização e difusão do conhecimento arquivístico no Estado da Bahia, levando em consideração os fatores de análise e compreensão dos aspectos sociais, econômicos, científicos e políticos da sociedade contemporânea. Contudo, o que está na pauta é a percepção de uma crise, não em sentido negativo da crítica ao que foi feito, mas a crise como elemento de pulsão e de oportunidade para as consequências de uma nova forma de agir.

Assim, o Projeto Pedagógico do Curso e sua matriz curricular, sem desconsiderar os aspectos técnicos, didáticos e metodológicos, inverte a lógica da produção curricular que o considera objeto definidor dos objetivos, da organização e do perfil do egresso do curso, para privilegiar nesse momento as determinações contextuais e culturais dos momentos históricos formadores dos estratos sociais, o que prevê uma concepção de mobilidade curricular.

Portanto, estando ancorada nas concepções sociais, políticas, culturais e científicas das ações de ensino, PPC e seu currículo definem primeiramente o seu objeto, seu profissional e suas competências, para em seguida definir o quê, como e quando serão ofertadas as disciplinas organizadoras do curso, de modo que tenha em vista o princípio de que a graduação é espaço de formação para atuação no mercado de trabalho, mas não de permanência obrigatória na universidade.

Nesse sentido, partimos da compreensão de uma Arquivologia que, encontrada no contexto da sociedade contemporânea de uso de tecnologias de informação e comunicação, requer aderência e participação ativa nos debates, propostas e soluções dos problemas informacionais em organismos públicos, privados, entidades, pessoas físicas e jurídicas. Para tanto é necessário reconhecer o estatuto terminológico, técnico, teórico e social dos arquivos, e em especial os digitais, que associados aos princípios de eficiência administrativa, transparência, responsabilidade social e democracia, garantam de modo eficiente, seguro e confiável os registros informacionais.

Os objetivos do curso de Arquivologia foram organizados de forma a proporcionar o direcionamento de suas ações futuras em busca de uma formação adequada às exigências do atual contexto, respeitando os princípios éticos da atuação profissional voltada para a cidadania. Assim, o projeto pedagógico deste curso tem por finalidade proporcionar uma formação humanística, técnico científica, crítica e criativa, sensível às inovações da área, dando-lhe uma visão global do meio social onde estará inserido quando da sua atuação profissional.